terça-feira, 31 de julho de 2012

Resenha do Livro: " Contos De Aprendiz"


O livro que decidi retratar chama-se “Contos de Aprendiz” de Carlos Drummond de Andrade.
Já havia lido esse livro antes, mas gosto bastante de retratá-lo.
“Contos de Aprendiz” é um livro dividido em várias histórias, relatos de acontecimentos da juventude de um garoto.
O que mais me fascina nas histórias não é apenas o enredo, mas a forma que o autor conta, pois a impressão que tenho é que estou escutando um amigo contando algum fato de sua vida.
E são histórias que atingem um público muito amplo, afinal quem nunca brigou com um irmão ou algum amigo muito próximo?!E qual garoto que nunca arrumou briga com alguma turma de rua?! Qual a garota que nunca teve nenhuma paixonite por menor que seja? Quem nunca passou por algum momento tenso durante o trabalho?!Enfim...
A maneira como Carlos Drummond narra cada crônica, consegue fazer com que os mais velhos relembrem sua infância, e também com que os jovens recordem de algum fato q já ocorreu ou que ainda ocorre com eles.
E é por essa razão que gosto bastante desse livro, porque, apesar de ser Literatura Antiga, tem uma linguagem muito fácil de entender, e, contudo, por ter várias crônicas e de momentos diferentes da vida de cada personagem, o leitor acaba não “enjoando” do livro, porque não fica na monotonia, pois são histórias bem curtas.
Não tenho criticas negativas sobre esse livro, muito pelo contrário!Eu acredito que deveria haver mais divulgações sobre a literatura brasileira que é um patrimônio nosso. Deveríamos dar mais valor!
Recomendo a todos que leiam “Contos de Aprendiz”, livro muito bom! Sem mais.


Thuany Galdino  Nº.40 -   2ªA

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Resenha do livro: " A Cidade Do Sol"

O livro conta a vida de duas mulheres que vivem no Afeganistão que são completamente diferentes. E suas vidas acabam se unindo por causa da grande guerra que ocorreu naquela época.  
Mariam após ser fruto de um amor de uma empregada e o patrão, é afastada da cidade e mora só com a mãe em uma casa pequena feita de madeira. Após uma tentativa de fuga para ir morar com o pai, a mãe de Mariam se enforca. Então Mariam vai para casa do pai, mais obrigada pelas esposas de Jalil ela se casa com Rashid um homem que tem uns quarenta anos a mais que ela. Sendo que ela tem apenas 15 anos. Ela se casa, e é tratada como uma empregada e a situação só pioram já que ela não consegue ter um filho.
Laila mora na mesma rua que Mariam; mora com pais; infelizmente seus dois irmãos foram mortos na guerra. Ela é apaixonada por Tariq seu amigo de infância. Ele pede pra que ela vá embora junto com ele para longe, pois seus pais decidiram que não era mais seguro permanecer ali; ela se recusa a abandonar seus pais. Algumas semanas depois sua família também decide ir embora; mas no dia uma bomba cai em sua casa e mata toda sua família. Laila é levada a casa de Mariam para se recuperar de seus ferimentos. Após a sua recuperação Rashid a pede em casamento ela só aceita por que está esperando um filho de Tariq. Rashid diz a Laila que Tariq morreu. Com o passar do tempo Laila tem mais um filho no qual da o nome de zalmai.
Laila descobre que Tariq está vivo então pretende fugir para se livrar de Rashid e pede que Mariam vá com ela. Então as duas saem durante o período em que Rashid está trabalhando. Mas por causa da guerra nenhuma mulher era permitida viajar sem o marido. Então as duas foram presas e ao chegarem em casa levaram uma surra. Numa tentativa de se defender Mariam acaba matando Rashid as duas então esconde o corpo dele e tentam pensar em alguma coisa para poderem se livrar da pena de morte. Então Mariam pede que Laila fuja com Tariq enquanto ela se entrega. Laila foge e reconstrói sua vida com seus dois filhos e ao lado de Tariq. Mariam se entrega e é condenada a pena de morte.
Apesar de mostrar a dura realidade que muitas pessoas enfrentaram naquela época o livro não deixa de emocionar. Infelizmente o livro retrata como a mulher era tão desnecessária naquela época, tão maltratada. É impossível parar de ler. E sei que assim como eu, muitas pessoas vão repensar a forma que é definida dor. 



Rayra Neves. Nº. 34 Série: 2ª.A

Resenha Do Livro : "Harry Potter E a Pedra Filosofal"

A história começa com Harry Potter, um jovem que perdeu os seus pais quando ainda era bebe e que foi criado pelos seus tios, os Durleys. A vida de Harry não era fácil, uma vez que era maltratado pelos seus tios, que o obrigavam a fazer de um pequeno espaço por baixo das escadas, o seu quarto, como se não bastasse, até o primo de Harry, um menino gordo e encrenqueiro chateava Harry por tudo e por nada. Ao fazer 11 anos, Harry recebe uma carta da Escola de Feitiçaria e Magia de Hogwarts, a informa-lo de que ele tinha sido aceito nessa escola , e os tios dele nao queriam que ele soubesse. Depois da casa deles serem invadidas por um monte de cartas harry consegue pega - las e le, e com a ajuda de Hagrid, Harry conseguir fugir dos seus tios, que lutavam para que Harry ficasse, o jovem aprendiz segue em direção ao seu destino que é fazer parte da história de Hogwarts. Começa então aqui a verdadeira aventura, em que Harry descobre que afinal os seus pais eram feiticeiros que foram mortos por Voldmort, quando tentavam proteger Harry, quando foi matar Harry , nao conseguiu , fazendo apenas uma cicatriz em sua testa.Ao sobreviver a este ataque Harry fica conhecido no mundo da feitiçaria, apesar de lhe terem sido ocultados todos estes fatos, durante toda a sua curta vida. E graças a isto já tem alguns inimigos e invejosos por tamanha fama, Malfoy e seus amigos é um exemplo disso. As aulas começam e Harry juntamente com Ron Weasley e Hermione Granger, os seus novos amigos, envolvem-se numa fantástica aventura que gira á volta de feitiços, um monstro cão de 3 cabeças, professores maquiavélicos e uma Pedra desejada por aquele que não devemos pronunciar o nome , Voldmord. 
Harry Potter e a Pedra Filosofal é um livro cheio de magia, aventuras, amizades, vilões, monstros, feiticeiros e muito mais. Aconselho a ler, nem que seja para  trabalhar com  a imaginação de crianças, jovens e ate adultos, Achei que o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal está muito bom porém estar tão grande torna-se cansativo para quem o lê. Este livro leva com que muita gente, tanto pequenos como grandes encham a sua imaginação de fantasia e magia.Apesar da excessiva magia achei a história bastante engraçada, contudo não foi daquelas histórias que me anima a  ler outra vez.Na minha opinião, este é um livro em que os mais pequenos  devam ler porque é com a idade deles que se fica fascinado com toda esta magia, isto não quer dizer que os adultos não o leiam pois é uma boa historia para todas as idades mas, principalmente naquela idade em que ainda não se sabe se a magia é real ou não.O livro é muito bom pois é mais detalhado e explica melhor sobre os personagens e o que a historia quer passar para gente.



"Existe todo o tipo de coragem. É preciso muita audacia para enfrentarmos nossos inimigos, mas igual audacia para defendermos nossos amigos"

Larissa De Carvalho    nº23    2ºA

Resenha do Livro: "O Melhor de Mim"


O melhor de mim, conta a história do casal Dawson Cole e a Amanda Collier que se apaixonaram perdidamente, mas que o futuro estava próximo de separá-los. Viviam em uma cidade pequena, Oriental, mas eram de condições diferentes, Amanda de família tradicional, Dawson de família de bandidos, mas que faz de tudo para não ser igual à família, a mais temida para todos.
Dawson trabalhava na garagem de Tuck consertando carros, que lhe dera abrigo e assim passa a mora lá, pois não era próximo de sua família e por não gostar e aceitar as atitudes de parentes.
Na vida do casal as dificuldades surgiram, Amanda era pressionada pela família, ela até pensa em fugir, pois seu pai deu a ela a escolha da residência e estudo ou continuar com ele, mas ela preferia a ele. Dawson não querendo estragar o futuro de sua amada, rompe seu relacionamento e decide seguir sua vida, ele sabia qual era o certo.
Ela vai para universidade Duke e Dawson um mês após, foi preso por quatro anos, obra do destino ou não, estava em uma curva e acidentalmente atropelou Dr. Bonner o único médico da cidade, após anos Dawson passa a trabalhar em uma plataforma de petróleo lidando com seus fantasmas, ele não se apaixona por mais nenhuma mulher.
Depois de mais de 20 anos vão se reencontrar, um amigo de ambos faleceu, o advogada Taner liga para eles comunicando o fato e diz que terão eu ir para Oriental, mas sem consciência um do outro.
Amanda é casada e mãe de três filhos, mas com dificuldades em sua vida, o casamento em crise, e perdeu uma filha ainda criança por vitima de câncer, assim fazendo trabalhos voluntários no hospital de oncologia.
Já em Oriental as surpresas começam ser reveladas, ambos ficam frente a frente, e a chama que estava apagada se reacende, poderão recuperar os anos que passaram longe um do outro, mas eles mudaram não eram as mesmas pessoas.
O livro é romance do começo até o final, me fez repensar no sentimento que ambos nunca esqueceram, o primeiro amor. Mostra o quanto o amor dos dois foi prejudicado pelo preconceito e diferenças sociais.
Passam dias juntos como se fosse o último, pois a qualquer hora teriam que voltar a realidade, não podiam deixar o sentimento a-florir, pois se não iria destruir sua familia. E foi nessa semana que a vida deles mudam.
Não tem como não gostar, a cada página da mais vontade de ler, confesso que não gostei muito do final, tinha certeza, ou melhor, era óbvio o desfecho, tinha certeza que ficariam juntos, afinal estavam tão bem e felizes determinados pra escolha certa, mas o autor me surpreendeu, nunca imaginei que no fim Dawson morreria, e seu coração seria para um transplante para filho de Amanda, que acabará de sofrer um acidente. É apartir dessa mescla de sentimentos, emoções, tragédias, do contexto, que pude enxergar o verdadeiro sentimento, o significado do titulo. Amanda teve o melhor de Dawson, teve a vida de seu filho salvo pelo seu verdadeiro amor.

 Nicholas Sparks - O Melhor de Mim
O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira


 “-Quando penso em ficarmos juntos, não estou falando em lua de mel. Estou falando de você e de mim, duas pessoas reais. Quero acordar de manhã com você ao meu lado, quero chegar à noite e jantar com você. Quero compartilhar com você cada detalhe bobo do meu dia e ouvir cada detalhe do seu. Quero rir junto com você e dormir com você em meus braços. Porque você não é só alguém que amei no passado. Você era minha melhor amiga, a melhor parte de quem eu sou, e não consigo me imaginar desistindo disso outra vez. – Ele hesitou, buscando as palavras certas. – Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo."


Kamila Luppe   nº17   2º A

domingo, 29 de julho de 2012

Resenha do livro: "Uma Vida Sem Limites"


O livro conta a história de Nick Vujicic, que nasceu com uma rara doença a Focomelia, consequentemente havia nascido sem braços e pernas, mas isso não impediu de alcançar seus objetivos apesar de ser deficiente ele andava de skate, pescava e surfava, e ele não deixou sua fé ser abalada e acreditou nos planos de Deus. Após de muitas lutas, preconceito, bulling, Nick se formou na Faculdade de Bidiplomação, desse ponto em diante tornou-se palestrante e evangelizador pelo mundo inteiro, através de suas palestras ele falava de nossos problemas, conflitos e dificuldades, ajudou a tantas pessoas, nos passa momento e palavras para reflexão.
Nick mostra que é um exemplo de vida, ler este livro é receber uma lição de vida, mas encantadora, porque existem principalmente pessoas que vivem se queixando de qualquer coisa que acontecem na vida. Apesar de tudo ele era feliz, e se ele é feliz porque as outras pessoas sem deficiências não podiam ser?  
Nick encoraja o leitor, demonstra que aprendeu aceitar, mas concentrar e usar suas habilidades possíveis.
Confesso que julguei o livro pela capa, me emocionava e surpreendia seus vídeos, e quando vi o livro, uma grande felicidade e ansiedade me tomou, que me fez começar a ler rapidamente. Em diversos momentos não só conta de fatos de sua vida como de outras pessoas também, realmente é uma lição de vida. E o que faz nós se prendermos a esse livro, é pelo simples fato dele mostrar quem é, seus momentos, nos faz refletir que somos capazes de superar as adversidades, li cada página torcendo para que mais vitórias sejam alcançadas. Após ler o livro, você passa a ter uma visão diferente, levanta sua auto-estima, te dá forças para batalhar por cada objetivo, pois se não foi impossível para ele, não será para mim,  ele mostra a realidade, o impossível que é possível, a esperança que é ressurgida e a paz que encontramos, sim Nick Vujicic é uma “Inspiração para uma vida absurdamente boa”. 


“Talvez você passe por períodos difíceis. Talvez caia e sinta que não tem forças para se levantar. Conheço essa sensação, meu amigo. Todos nós a conhecemos. A vida nem sempre é fácil, mas, quando superamos as adversidades, nos tornamos mais fortes e mais gratos pelas oportunidades. O que realmente importa são as vidas que você consegue tocar e influenciar de maneira positiva ao longo do caminho, e como completa a sua jornada." 


Kelly Luppe  nº19   2ºA