segunda-feira, 30 de julho de 2012

Resenha do livro: " A Cidade Do Sol"

O livro conta a vida de duas mulheres que vivem no Afeganistão que são completamente diferentes. E suas vidas acabam se unindo por causa da grande guerra que ocorreu naquela época.  
Mariam após ser fruto de um amor de uma empregada e o patrão, é afastada da cidade e mora só com a mãe em uma casa pequena feita de madeira. Após uma tentativa de fuga para ir morar com o pai, a mãe de Mariam se enforca. Então Mariam vai para casa do pai, mais obrigada pelas esposas de Jalil ela se casa com Rashid um homem que tem uns quarenta anos a mais que ela. Sendo que ela tem apenas 15 anos. Ela se casa, e é tratada como uma empregada e a situação só pioram já que ela não consegue ter um filho.
Laila mora na mesma rua que Mariam; mora com pais; infelizmente seus dois irmãos foram mortos na guerra. Ela é apaixonada por Tariq seu amigo de infância. Ele pede pra que ela vá embora junto com ele para longe, pois seus pais decidiram que não era mais seguro permanecer ali; ela se recusa a abandonar seus pais. Algumas semanas depois sua família também decide ir embora; mas no dia uma bomba cai em sua casa e mata toda sua família. Laila é levada a casa de Mariam para se recuperar de seus ferimentos. Após a sua recuperação Rashid a pede em casamento ela só aceita por que está esperando um filho de Tariq. Rashid diz a Laila que Tariq morreu. Com o passar do tempo Laila tem mais um filho no qual da o nome de zalmai.
Laila descobre que Tariq está vivo então pretende fugir para se livrar de Rashid e pede que Mariam vá com ela. Então as duas saem durante o período em que Rashid está trabalhando. Mas por causa da guerra nenhuma mulher era permitida viajar sem o marido. Então as duas foram presas e ao chegarem em casa levaram uma surra. Numa tentativa de se defender Mariam acaba matando Rashid as duas então esconde o corpo dele e tentam pensar em alguma coisa para poderem se livrar da pena de morte. Então Mariam pede que Laila fuja com Tariq enquanto ela se entrega. Laila foge e reconstrói sua vida com seus dois filhos e ao lado de Tariq. Mariam se entrega e é condenada a pena de morte.
Apesar de mostrar a dura realidade que muitas pessoas enfrentaram naquela época o livro não deixa de emocionar. Infelizmente o livro retrata como a mulher era tão desnecessária naquela época, tão maltratada. É impossível parar de ler. E sei que assim como eu, muitas pessoas vão repensar a forma que é definida dor. 



Rayra Neves. Nº. 34 Série: 2ª.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário